FALTA DE INFORMAÇÕES PARA O TRABALHADOR!

  Uma falha que apesar de parecer simplória tem drásticas consequências para o movimento sindical e diretamente para categoria, é a da comunicação! 

“Quem não NOS comunica NOS trumbica”. Essa seria a melhor adaptação da frase do celebre Chacrinha para a realidade da base do Sintect/JFA!  

A falta de um trabalho de comunicação eficiente, abrangente e atualizado deixa a categoria perdida e sem rumo! 

Desinformada e com várias versões da mesma história a base se vê atordoada e sem um direcionamento! Essa desorganização da direção atual gera automaticamente a desorganização da base! 

Tomemos como exemplo o processo dos motociclistas onde alguns estão pela ação coletiva, outros estão pelo particular e poucos sabem se estão ou não pela Federação! 

Perceba o caos causado pela falta de informação atualizada e constante da atual direção do Sintect/JFA. Esse caos reflete diretamente nos resultados das ações dos trabalhadores! Como no exemplo dos motociclistas com alguns trabalhadores podendo receber outros não, enquanto trabalham da mesma forma, devido a ações e juízos diferentes! 

A falta de informação efetiva e eficiente por parte da direção atual tem levado a categoria a buscar atualização em outros sindicatos e ao absurdo de ter como fonte mais constante e acessível a própria Empresa! 

Isso, por mais incoerente que pareça, tem sido a realidade do trabalhador da base do Sintect/JFA. Criando expectativas falsas pela desinformação nossa base é confundida pela perspectiva imposta pela Empresa ou pelas informações de ações e resultados das outras bases que não cobrem os trabalhadores do Sintect/JFA. 

Esta falha que consideramos grave por causa dos resultados negativos e pela confusão causada aos trabalhadores também resulta no desestímulo, desinteresse e a decepção da categoria! 

Cabe destaque que esta falha torna ainda pior as questões dos trabalhadores do interior! Esses ficam ainda mais isolados da relação sindical! Das estratégias do sindicato! E da possibilidade de resolução de suas necessidades que possuem também pontos específicos! 

E não adianta dizer que existe um site para informar! Basta lembrar dos períodos de acordo coletivo em que tudo acontece num estalar de dedos o site não se atualiza! 

Adicionemos ainda que não existe no site por exemplo um canal de denuncia para que o trabalhador possa expor suas condições de trabalho e as perseguições que sabemos existir! 

Para sermos mais claros saibam que apesar de ter sido feito requerimento pela CHAPA RESGATE SINDICAL de cópia física e requerimento para que seja DISPONIBILIZADO NO SITE O ESTATUTO DO SINDICATO, até a data desta publicação nem esta informação que é básica ao filiado foi disponibilizada! 

Da mesma forma requeremos a disponibilização do balancete que segue nas mesmas condições do item anterior! 

Isso tudo repercute falta de presença sindical! Incluindo física! Com a necessidade de visitas que ao menos não sejam para conversar com a Chefia e ir embora! 

Em suma, informação está bem longe de ser o forte ou a intenção da atual direção do Sintec/JFA! Fica a impressão de que fora eleição e questões financeiras (como o aumento do percentual de contribuição), nem se lembram que a base existe! 

Reafirmando, parece uma falha simples, mas suas consequências são bem mais complexas do que parecem! Por isso estamos trabalhando para resgatar um trabalho massivo e abrangente e que seja atualizado constantemente, direcionando, orientando e participando o trabalhador! 

A comunicação é além de inclusiva, estratégica para um resultado efetivamente coerente, funcional e prático para categoria! Incluindo-se que Informar o trabalhador é transparencia é obrigação da direção sindical!